quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Importância da Primeira Consulta ao descobrir que está grávida!
Na primeira consulta, o médico tem a oportunidade de realizar uma entrevista detalhada com a gestante, englobando vários aspectos. A
s primeiras questões a serem levantadas são: os sintomas que a paciente esteja apresentando; a história de doenças no passado; detalhes sobre os ciclos menstruais, a prática sexual e o uso de métodos anticoncepcionais; gestações prévias; doenças atuais como pressão alta e diabetes; aspectos emocionais, se a gravidez foi planejada, se está sendo bem recebida.
“São dados fundamentais para se dar início ao pré-natal. A partir daí, deve-se confirmar o diagnóstico de gestação. Existem alguns sinais do exame da paciente que podem ajudar, como o aumento útero, mudanças nas mamas, na vagina e no colo do útero”.
Os exames de sangue servem para detectar qualquer alteração ou doença que possa acometer a criança ou comprometer o seu desenvolvimento no útero. Os exames são os seguintes:
· Grupo Sangüíneo e Fator RH: para saber se há incompatibilidade sangüínea que leve à destruição das células vermelhas do feto, podendo levar à sua morte antes mesmo do nascimento.
· Glicemia: para avaliação da presença de Diabetes Mellitus.
· Anti-HIV: para detectar a infecção pelo vírus da Aids.
· Exame de Sífilis: essa doença é causada por uma bactéria e pode ser transmitida ao bebê, podendo causar malformações.
· Exame de Toxoplasmose: doença causada por um protozoário, também pode ser transmitida ao feto e causar malformações.
· Exame de Rubéola: doença viral que pode levar a abortamento e malformações graves.
· Exame de Urina e Urocultura: para detectar infecção urinária, o que aumenta o risco de parto prematuro e de infecções mais graves.
· Exame de Hepatite B: caso a mãe seja portadora do vírus, pode ser transmitido para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário